Unhas Quebradiças: Causas e como tratar!

unhas quebradiçasEntão meninas, não existe nada mais desesperador e desmotivador, do que você estar linda e maravilhosa e de repente, sua unha que estava top, lascar e quebrar.

Se você já passou por isso, vai concordar comigo, unha quebrada acaba com a nossa paz!

Você pode dar um jeitinho, fazer uma gambiarra, colocar uma postiça pra não ter que reduzir o tamanho de todas, mas a verdade é que a maioria acaba lixando as demais para não ficar desigual.

E, convenhamos, é feio ficar com as unhas desparelhas, se isso acontecer, o melhor a fazer é sim apelar a nossa amiga e fiel companheira lixa, e tentar deixá-las com o mesmo tamanho, afinal, elas crescem de novo né.

Mas, isso é apenas um dos problemas, e podemos dizer que é o menor deles.

Os motivos pelos quais suas unhas estejam quebradiças vão do oito ao oitenta.

Sim, pode ser algum muito simples, como um produto químico que você tenha contato diariamente, um bom exemplo, o detergente de louça.

Ou, pode ser o uso excessivo de acetona pois elas ressecam as unhas, algum fungo ou bactéria, má alimentação…

E, depois, casos que exigem uma atenção maior, o enfraquecimento de suas unhas pode estar relacionado a algum problema de saúde.

Os principais problemas de saúde que causam esse enfraquecimento são:

  • Anemia.
  • Hipotireoidismo.
  • Desnutrição.
  • Falta de vitaminas.
  • Diabetes.
  • Má circulação.
  • Reumatismo.
  • Doenças de pele.
  • Doenças endócrinas.

É claro que se você tem algum problema de saúde, você vai procurar um especialista e iniciar um tratamento. 

Mas existem diversos fatores e hábitos, que também contribuem para o enfraquecimento das unhas, são eles:

  • Não usar luvas na limpeza diária.
  • Má higienização nos acessórios utilizados ao fazer as unhas.
  • Roer as unhas, ou pressionar os dentes sobre elas.
  • Envelhecimento.
  • Usar acetona para remover o esmalte, ela resseca muito a unha, substitua por um removedor de esmalte.

Pensando no seu bem estar, e em acabar com esse pesadelo enfrentado por milhares de mulheres, separamos algumas dicas para manter suas unhas sempre fortes:

  • Sempre que for esmaltar, aplique antes da cor desejada, uma base para proteger sua unha dos componentes do esmalte. Você pode aplicar a base simples, ou a fortalecedora.
  • Mantenha suas mãos e unhas sempre bem hidratadas, o mercado dispõe de muitos produtos para a hidratação.
  • Não tire as cutículas, pois é, fora do Brasil é até proibido essa prática, tudo porque nossa cutícula protege nossa unha dos fungos e bactérias, mas aqui, já virou hábito tirarmos toda a cutícula, já que visualmente fica mais bonito, uma saída é apenas empurrar com a ajuda de uma espátula, e com muito cuidado para não machucar sua unha.
  • Fazer uso de base ou óleo fortalecedor também ajuda a manter as unhas mais fortes.
  • Verificar a composição do esmalte que você usa, para saber se você não tem algum tipo de alergia.

Além desses cuidados, temos inúmeros produtos que ajudam no fortalecimento das unhas, deixando-as mais fortes, e sim, evitando que fiquem quebradiças.

Separamos alguns produtos fortalecedores, você encontra em lojas de cosméticos, farmácias, e até em supermercados, as marcas de fora do Brasil, se você não encontrar em lojas de cosméticos, pode comprar pela internet:

  • Óleo Fortalecedor de Unhas – Marca Granado – objetivo, repor o silicone presente na queratina das unhas, dos produtos brasileiros, é um dos mais recomendados e queridinho das mulheres em relação ao fortalecimento das unhas.
  • Mavala Scientifique – não considerado base nem óleo e sim um remédio, é um grande fortalecedor de unhas, e é um dos melhores, mas contém bastante formol em sua composição, a longo prazo, deixa suas unhas amareladas.
  • Miracle Cure – Marca Sally Hansen – auxilia na redução das imperfeições, fortalecendo as unhas selando as camadas, além de hidratar e nutrir, quem já testou confirma que as unhas ficaram mais duras quase que instantaneamente.
  • Base Reestruturadora – Marca Risque – linha Risque Technology – muito usada como base padrão, ela além de fortalecer as unhas, ajuda também no crescimento delas. E você pode usá-la sempre que for fazer suas mãos, não é restrito a tempo de uso. A linha dispõe de outros produtos para a mesma finalidade, mas essa do vidrinho verde é a mais indicada para fortalecimento.
  • Importante, sempre ler a composição do produto e modo de uso, para evitar possíveis danos!

Dos produtos citados acima, eu só tive experiência com a base reestruturadora da Risque, e pra mim foi o suficiente.

Usava antes de aplicar o esmalte, e também usei ela sozinha, senti minha unha mais forte e nivelada, e ajudou no crescimento também.

Mas se você quer optar por algo mais natural, com ingredientes que você pode ter em casa, separamos algumas dicas de receitas caseiras para o fortalecimento das unhas:

Base Fortalecedora com cravo da índia e alho:

Misture à sua base incolor (pode ser a fortalecedora), 01 cravo da índia inteiro, e meio dente de alho amassado, no próprio vidro de esmalte, misture os ingredientes com o próprio pincel, deixe agir e aplique em suas unhas, use durante duas semanas.

Leite e Limão:

Faça uma mistura com esses dois ingredientes, deixe suas mãos de molho por 15 minutos, repita o processo três vezes na semana.

Alho:

Faça uma pastinha de alho,  aplique ela sobre as unhas, deixar agir e secar naturalmente.

Azeite de Oliva e Limão:

Faça uma mistura com azeite de oliva e limão (05 gotas), aplique sobre toda a unha, com a ajuda de um palito sem ponta, empurre a cutícula, deixe o produto entrar nela, ao redor do dedo e na parte de baixo da unha também, faça à noite deixando agir enquanto dorme, use por uma semana.

Azeite de Oliva e Cravo da Índia:

Cozinhe em banho maria, por três horas a seguinte medida: 200ml de azeite de oliva e 30grs de cravo da índia, coe, deixe esfriar e massageie suas unhas diariamente, por 10 dias.

Azeite de Oliva:

Azeite de oliva puro, deixe suas unhas de molho por 15 à 30 minutos, todos os dias antes de dormir.

Cavalinha, manteiga de cacau e lanolina:

Faça um creme hidratante com cavalinha, manteiga de cacau e lanolina.

Ferva a cavalinha na água, em outro recipiente em banho maria, misture a manteiga de cacau e a lanolina. Acrescente a água de cavalinha, aos poucos, até formar uma mistura cremosa, aplique como creme hidratante em suas unhas.

Amêndoas, Jojoba, Vitamina E e Damasco:

Misture 01 colher de óleo de Jojoba, 01 colher de óleo de Damasco, 01 colher de óleo de Amêndoas e uma ampola de Vitamina E, aplique diariamente, massageando as unhas até secar naturalmente, faça duas vezes ao dia.

Fruta cítrica com Amêndoa e Açúcar:

Você pode usar limão ou laranja, extraia o suco e misture com o açúcar, deixe suas unhas de molho na mistura, e depois esfregue um algodão embebido no óleo de Amêndoas sobre as unhas, use diariamente.

Amêndoas, Ovo e Papaia:

Misture meia colher de sopa de gema de ovo, duas colheres de suco de papaia e meia colher de óleo de amêndoas, aplique sobre as unhas, massageando, deixe agir por 30 minutos, após lave com água fria.

Ovo, Leite e Mel:

Misture num recipiente, duas gemas de ovo batidas, 1/4 de copo de leite, e duas colheres de mel, após, deixe de molho suas unhas nessa mistura por 15 minutos, em seguida lave suas mãos com água morna.

Óleo de Rícino, Mel, e Óleo de Gérmen de Trigo:

Faça uma mistura com todos os ingredientes, uma colher de sopa de cada, e aplique sobre as unhas, deixe agir por aproximadamente 15 minutos, após, lave suas mãos com água morna.

Cebola:

Pique uma cebola pequena, coloque em um recipiente e deixe suas mãos de molho, por uns 15 minutos, após, não lave as mãos, deixe secar naturalmente.

Eu nunca testei essas receitas caseiras, mas vi depoimentos de mulheres que fizeram e obtiveram sucesso, vou experimentar, mas confesso que a dica da cebola será a última…

Por hoje era isso meninas, espero que tenham gostado das dicas e dos produtos, vamos todas juntas lutar contra as unhas fracas e quebradiças!

One thought on “Unhas Quebradiças: Causas e como tratar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *