Óleo de Rícino: tudo que você precisa saber!

Olá gurias, tudo bem com vocês?

No post de hoje nós vamos falar sobre um produto que é muito conhecido, justamente pelos seus benefícios, que vão desde a saúde até os cuidados com a beleza, estamos falando do óleo de rícino.

Certamente você já deve ter brincado em sua infância, com as mamonas, ( muita guerrinha eu fiz usando elas como arma ).
Pois bem, o óleo de rícino é extraído justamente dela, por isso ele é muito conhecido também como óleo de mamona.  A Mamoeira ( Ricinus communis L ) se desenvolve em várias regiões do Brasil, não se sabe ao certo a origem da mesma, mas é muito utilizada na fabricação de medicamentos, desde o antigo Egito e na Índia, e seus frutos são chamados de mamona ou rícino. Caso você não conheça o fruto, verifique a ilustração, algumas podem ser mais pontudinhas, uma coloração diferente, mas no geral a aparência da mamona ou rícino é conforme a foto.

Estamos nos referindo à ela como fruto, mas ATENÇÃO, não se deve NUNCA ingerir a mamona, ela contém substâncias tóxicas, e pode levar facilmente uma pessoa a óbito.

Já o óleo que se extrai dela o óleo de rícino, esse sim, NÃO traz riscos a nossa saúde, bem pelo contrário, é um excelente aliado para diversas situações.

Somente a usamos em nosso dia-a-dia porque se extrai o óleo dela, e o mesmo passa por um processo industrial até chegar para nós em forma de produtos, fabricados por determinada marca.

Você pode encontrá-lo facilmente em farmácias, mercados, loja de cosméticos, o preço é bastante variável, conseguindo adquirir nas versões mais acessíveis, por uma média de R$ 4,00.

Com exceção de gestantes, lactantes, e crianças menores de 12 anos, o uso do óleo de rícino é liberado, mas lembrando que, se você for usá-lo para problemas de saúde, primeiro contate seu médico.

Conheça os benefícios do óleo de rícino no tratamento de doenças e patologias

Por ser considerado um excelente estimulador do sistema imunológico, devido a sua concentração de ácidos graxos, é bastante usado no tratamento de doenças como:

  • Esclerose Múltipla.
  • Mal de Parkinson.
  • Paralisia cerebral.

Para quem sofre com esse tipo de doença, saber que um produto tão simples e com um custo tão baixo, pode ajudar na evolução do tratamento, deve ser muito animador, pois somos sabedores de todas as dificuldades de quem convive diariamente com esse tipo de doença.

Para alívio das dores, aplicando no local afetado e fazendo massagens, ajuda muito quem sofre de:

  • Artrite.
  • Artrose.
  • Reumatismo.

Somente quem sofre de dores nas juntas, articulações, sabe o quão difícil é, pois não tem hora para começar a doer, e poder sentir o alívio quase que imediato, é uma sensação prazerosa.

Considerado um excelente laxante, ajuda muito aqueles que sofrem com:

  • Constipação.

O desconforto é algo que convive diariamente para as pessoas que sofrem de constipação, a sensação de estar sempre “estufado”, não conseguir ir aos pés interfere diretamente no nosso bem estar, é uma ótima opção para que sofre desse problema.

Seus benefícios para doenças oftalmológicas também é muito eficaz, pode ser usado como colírio, para irritações nos olhos, combate infecções e inflamações nos olhos.

Lembrando sempre que, para qualquer doença ou patologia, consulte sempre seu médico, nunca administre quaisquer produto sem o consentimento do mesmo.

Conheça os benefícios do óleo de rícino nos cuidados com a pele

Para as doenças de pele, como acne, micoses, úlceras, devido as seu alto poder desinfectante, auxilia no combate dessas doenças, além de ser um excelente hidratante, auxiliando no ressecamento da pele, e nas rachaduras.

ÓLEO DE RÍCINO PARA TRATAMENTO DE ACNE

Acne sempre foi um problema, tanto para homens e mulheres, o dilema de como acabar com as espinhas  nos atormenta por um longo período de nossa vida.

E o óleo de rícino funciona muito bem no combate à acne.

Ele age como um poderoso adstringente reduzindo a proliferação de bactérias, grande causadora da acne.

Além de hidratar sua pele, deixando-a mais saudável.

Vamos ver um passo-a-passo para o combate à acne:

– primeiro você precisará vaporizar seu rosto, para isso, pegue uma panela com água quente, envolva uma toalha ou um pano em seus cabelos, coloque seu rosto na panela de modo que consiga sentir o vapor da água.

 – você notará que seus poros irão se abrir.

 – aplique o óleo de rícino (pode ser com uma buchinha, ou algodão) nas áreas afetadas, massageando bem.

 – com uma toalha ou pano molhado, retire bem o produto de seu rosto.

 – lave com água fria, e depois seque.

 – aplique um hidratante em sua pele.

Importante: esse processo pode ser feito em qualquer parte do corpo, onde tenha acne!

Dica: você encontra o óleo de rícino em versões de sabonete em barra, pode usar para a limpeza diária.

Sua pele ficará além de limpa e protegida, hidratada.

ÓLEO DE RÍCINO PARA TRATAMENTO DE ESTRIAS

Rico vitamina E, o óleo de rícino tem um excelente poder cicatrizante, e funciona principalmente no tratamento de estrias recentes, aquelas com aspecto avermelhado.

Embora muitas mulheres afirmam que ele é eficaz também nas estrias clarinhas (brancas).

Vamos ver uma dica de tratamento caseiro no combate às estrias.

 – 01 colher de sopa de óleo de rícino.

 – 02 colheres de sopa de óleo de amêndoas.

 – misture bem os ingredientes.

 – aplique a mistura diariamente, após o banho, fazendo massagem no local afetado, de modo que a pele absorva todo o produto.

ÓLEO DE RÍCINO PARA RESSECAMENTO DE PELE

Sabemos que o óleo de rícino é rico em nutrientes, e age como um poderoso hidratante, e para o ressecamento de pele, ele também é muito eficaz.

Ele age nesse tipo de pele (pele seca), fazendo com que não se perca liquido, mantendo a pele mais hidratada, macia e brilhante, trazendo uma sensação de rejuvenescimento.

Conheça os benefícios do óleo de rícino nos tratamentos de beleza

Então, vamos de cara falar sobre o mais famoso, óleo de rícino para nossos cabelos, existe uma infinidade de benefícios para os nossos fios, vamos conferir?

ÓLEO DE RÍCINO E SEUS BENEFÍCIOS PARA OS CABELOS

  • Óleo de rícino para o crescimento dos cabelos

Ele ajuda muito no crescimento dos fios, e melhor, por conter ômega 6, age como excelente hidratante.

Para estimular o crescimento dos fios, antes de dormir, você irá aplicar o óleo de rícino no seu couro cabeludo, fazer massagens para melhorar a circulação sanguínea dos folículos.

Aplique o produto em todo seu cabelo, da raiz até as pontas, deixe agindo enquanto você dorme.

No dia seguinte, lave bem seus cabelos, devido aos seu alto teor de gordura, é necessário que repita o processo de lavagem pelo menos duas vezes.

  • Óleo de rícino no tratamento para caspas

Por possuir propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicos, ele age como um excelente aliado no combate á caspa.

Vamos fazer uma receitinha para lhe ajudar:

Cabelos SECOS e com caspa: 

01 colher de sopa de óleo de rícino.

01 colher de sopa de azeite extra virgem.

1/5 limão (extraia o suco).

Misture bem os ingredientes, aplique desde a raiz até as pontas, deixe agir por aproximadamente meia hora, depois lave com shampoo e condicionador.

Cabelos OLEOSOS e com caspa:

01 colher de sopa de óleo de rícino.

01 colher de sopa de mel.

01 colher de sopa de gel de aloe vera.

1/5 limão (extraia o suco).

Misture bem os ingredientes, aplique desde a raiz até as pontas, deixe agir por aproximadamente meia hora, depois lave com shampoo e condicionador.

Além de ajudar no combate à caspa, seus fios ficarão mais nutridos, brilhosos e saudáveis.

Dica:óleo de rícino é um excelente produto para se fazer a umectação capilar, e também um curinga para ser usado no  cronograma capilar.

No que diz respeito ao uso do óleo de rícino nos cabelos, os benefícios são muitos:

– hidratação.

– fortalecimento.

– brilho e maciez.

– diminuição da oleosidade.

– reconstrução dos fios.

– combate á queda.

– combate as pontas duplas.

Você pode também misturar o óleo de rícino ao seu shampoo para fazer a lavagem diária de seus cabelos.

Eu já usei óleo de rícino em meus cabelos, e o que posso dizer é que, ele só traz benefícios, não consigo pontuar nada de negativo em minha experiência.

ÓLEO DE RÍCINO E SEUS BENEFÍCIOS PARA O FORTALECIMENTO DE UNHAS

Foi usando em meus cabelos que percebi sua importância para as unhas, pois como eu passava o produtos com as mãos, notei que minhas unhas estavam ficando mais fortes, com isso comecei a usá-lo como fortalecedor.

Para o fortalecimento das unhas, ele age na forma de hidratante de cutículas, criando uma película protetora, com isso, deixando suas unhas mais fortes, e auxiliando no crescimento das mesmas.

O modo de aplicação é super fácil.

Você só vai precisar de 01 frasco de óleo de rícino, e um algodão ou cotonete.

Com as unhas limpas e sem esmalte, esfregue levemente o óleo, fazendo massagens nos dedos, por toda a extensão de sua unha.

Deixe secar naturalmente.

Esmaltar ou não após o processo é uma opção sua, você pode misturar algumas gotinhas do óleo de rícino em sua base fortalecedora.

Eu particularmente prefiro deixar a unha respirar um pouco.

Seria o fim das unhas quebradiças? Esperamos que sim!

ÓLEO DE RÍCINO E SEUS BENEFÍCIOS PARA BARBA

Para os homens mais vaidosos, temos dicas também!

Afinal, porque somente as mulheres podem se interessar com os cuidados do corpo e beleza não é.

A barba ficou por muito tempo fora de moda, mas nos últimos anos, ela chegou com tudo, e hoje é muito comum encontrarmos até homens mais jovem com aquela barba bem feita e alinhada.

O óleo de rícino ajuda muito no crescimento dos pelos, e consequentemente, na hidratação da pele, deixa o pelo mais grosso, e ajuda muito no crescimento dos mesmos.

É conhecido entre os adeptos à barba, como “óleo que faz a barba crescer”.

ÓLEO DE RÍCINO E SEUS BENEFÍCIOS PARA SOBRANCELHAS E CÍLIOS

Ter uma sobrancelha bem preenchida e cílios longos, é o desejo de toda mulher.

Tudo bem que hoje em dia temos a sobrancelha definitiva como alidada, mas ter pelos saudáveis e uniformes é o nosso sonho de consumo.

E os cílios? Gente, é muito cansativo ficar usando o curvador, e aplicando máscara de cílios o tempo todo!

Para estimular o crescimento dos pelos da sobrancelha, e o crescimento e alongamento dos cílios, você só vai precisar de óleo de rícino, e de uma escovinha, cotonete, ou até mesmo do pincel da máscara de cílios.

Toda noite antes de dormir, passe o óleo das regiões de interesse, se quiseres os cílios e as sobrancelhas, passe nos dois.

Retire o excesso de óleo, e somente no outro dia, lave seu rosto.

Tome muito cuidado para o óleo não cair nos seus olhos, caso isso aconteça, lave imediatamente com água abundante.

Você começará a perceber os resultados, em aproximadamente um mês.

Então meninas, nosso assunto sobre óleo de rícino termina por aqui.

Espero que tenham gostado.

E, experimentem, vocês vão amar, eu amei!

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *