Drenagem Linfática!

drenagem linfática

Ficar com a silhueta sequinha e com tudo em cima para o verão e sair arrasando com o corpo em dia é um dos grandes desejos de nós integrantes do sexo feminino. Foi exatamente assim que a famosa Drenagem Linfática começou a tomar forma (e vida) no nosso mundo. Entretanto, entre os benefícios desse procedimento também entra muita margem para mitos e verdades sobre o assunto.

Eu, por exemplo, sempre que ouvia falar sobre essa técnica começava a ter muitas dúvidas e a me perguntar sobre diversos pontos dos quais as pessoas me falavam.

Eu já tinha uma breve noção sobre do que se tratava, mas nunca tinha certeza de nada. Mas a drenagem linfática ajuda mesmo a emagrecer? E com a celulite? Ah, mas e ajuda com a TPM também? Essas eram algumas das dúvidas em que eu nunca conseguia encontrar uma resposta concreta.

Conforme ela começou a ganhar espaço, a drenagem linfática passou a ser considerada uma das técnicas mais eficientes e a partir daí muitas especulações sobre sua real ação começaram a surgir.

Pensando nisso, e lembrando da época em que eu estava no lugar de vocês, leitoras, resolvi fazer esse post para explicar o que é realmente a drenagem linfática e esclarecer alguns mitos e verdades.

Você sabe o que é Drenagem Linfática e como ela reage no seu corpo?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, dando estímulo para ele trabalhar de uma forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos.

Quando os gânglios linfáticos são estimulados na massagem, a circulação sanguínea é melhorada, pois esses estímulos ajudam na aceleração do processo de retirada dos líquidos que estão acumulados entre as células.

Conforme os líquidos do corpo vão sendo melhor distribuídos e saem dos locais em excesso, o organismo então vai se desintoxicando, dando aquela desinchada em alguns locais do corpo.

Mas desinchar não quer dizer que elimine a gordura localizada, a massagem apenas reduz as medidas por tirar o excesso de líquidos do corpo. Para emagrecer, o ideal é que você procure alguém especializado nessa causa, como um nutricionista.

Algo sobre a drenagem linfática é que ela precisa ser repetida de forma frequente, pelo menos de uma a três vezes na semana.

A repetição do procedimento é importante porque assim que você parar com ele, a retenção de líquidos volta e o procedimento pode ir, como dizem, “por água abaixo”.

A drenagem é dividida em dois tipos: a Manual e Mecânica.

A intenção das técnicas de drenagem são as mesmas, e ambas são consideradas muito eficientes, apesar de ainda haver bastante divisão de opinião entre os especialistas em relação a qual é a melhor.

Alguns profissionais acreditam que a manual é considerada melhor pois é possível analisar a área a ser massageada e trabalhar mais nas áreas com maior necessidade.

No entanto, também há aqueles que apostam na mecânica como a melhor, pois acreditam a precisão do equipamento ajuda a facilitar a aplicação, sem risco de causar desconforto ou traumas físicos no paciente.

Manual
A drenagem manual, como o próprio nome diz, não faz uso da tecnologia, somente das mãos como equipamento principal.

O corpo possui centros naturais para drenar os líquidos, os movimentos suaves feito na massagem tem como objetivo levar o excesso de líquido até esses locais.

Cada local do corpo precisa de um movimento específico, e se você souber usá-los, poderá fazer sua própria drenagem manual em casa, todos os dias.

Mecânica

Usando a tecnologia como instrumento principal, a drenagem mecânica é ainda mais indicada para aquelas mulheres que tem intenção de diminuir a gordura localizada e a celulite no corpo.

Os resultados da drenagem mecânica são, em sua maioria, considerados mais potentes.

Isso porque a atuação é mais profunda, com equipamentos específicos para o procedimento, agindo além da pele e sendo capaz de evitar menos traumas no corpo da paciente.

O ideal é que você vá à clínica realizar o procedimento de uma a três vezes por semana.

Mitos e verdades

Depois de tanto comentar sobre os mitos no início do post, eu não poderia deixar de falar sobre os mitos e as verdades desses procedimentos.

Muitas pessoas encaram a drenagem como uma espécie de milagre e criam algumas teorias sem pés nem cabeça, como a própria questão do desinchar ser um emagrecimento.

Por isso, separei algumas das principais dúvidas que eu tinha, e com elas algumas que eu vi serem bem questionadas na internet.

  1. Drenagem linfática emagrece?

A resposta é: MITO! 

Como eu já expliquei antes, a drenagem serve para para ajudar na circulação sanguínea o que, por consequência, ajuda na distribuição e eliminação dos líquidos.

E já repetindo, é esse processo em que o corpo vai desinchando que confunde as mulheres e nos levam a pensar em emagrecimento. Mas a perda de gordura em si, não há.

2. Drenagem ajuda a diminuir celulite?

Verdade! Uma das causas da celulite é justamente a retenção de líquidos, por isso a drenagem é um grande aliado dessa causa já que essa é sua principal função.

Claro que ela não faz milagres, e sua eficácia será melhor no começo do surgimento da celulite.

Ela pode ajudar a evitar maiores quantidades, mas não será a solução para aquela celulite que já está ali a um bom tempo.

3. A drenagem deixa o corpo machucado?

Mito! Uma das funções da massagem é também ajudar o corpo a absorver os hematomas, não criar novos.

Porém, se o procedimento for mal feito, o profissional for muito bruto ou usar muita força é claro que pode haver uma lesão.

4. Drenagem ajuda a melhorar sintomas de TPM?

Verdade! A drenagem é uma ótima opção para nós mulheres que tanto sofremos nesse período do mês.

Uma das coisas que mais incomodam durante o período menstrual é a sensação de inchaço, o que a massagem resolve rapidamente.

Além, é claro, de também dar aquela sensação relaxante ao corpo, tirando um pouco daquele peso.

5. Drenagem precisa ser feita com creme ou óleo?

Mito! O profissional que quiser usar está livre para isso, mas para aquele que não quiser, não é regra.

Muitas pessoas dizem se sentir melhor com o uso de óleos, mas isso não é uma obrigatoriedade e vai depender muito do método de trabalho do profissional.

Mas claro que sempre vale dar aquela imploradinha, né?!

6. Quem tem problema venoso não pode fazer?

Verdade! O indicado é, acima de tudo, falar diretamente com um profissional.

Mas se você tem trombose, por exemplo, o indicado é que você não faça uso dessa técnica. O risco é que os trombos se soltem e passem a se locomover pelo organismo, podendo seguir o trajeto da circulação venosa até os pulmões, causando uma possível morte por embolia pulmonar.

7. Grávidas não podem fazer drenagem?

Mito! Grávidas podem (e devem!) fazer a drenagem.

Podendo aliviar a sensação de peso nas pernas e o inchaço, a drenagem pode ser uma ótima opção para as grávidas.

ENTRETANTO, é preciso consultar um especialista antes. Apesar da grande maioria das grávidas não possuírem problemas com o procedimento, cada gravidez é um caso.

Por isso, antes de qualquer decisão, converse primeiramente com seu obstetra.

8. Drenagem com aparelho é melhor que drenagem manual?

Mito! Como já foi dito, ainda existem muitos especialistas com suas opiniões divididas.

Mas ainda assim não há nada comprovado de uma ser melhor do que a outra.

9. Drenagem linfática elimina a acne?

Mito! Se você, assim como eu, pensava que a drenagem podia ajudar na acne está enganada.

Apesar de eliminar toxinas do corpo e até dar uma melhorada na acne, o procedimento não elimina totalmente a acne.

É, parece que a solução ainda são os tratamentos dermatológicos.

10. É possível realizar a massagem em casa?

Verdade! Apesar de muitas clínicas de estética realizarem o procedimento, você também pode fazê-lo em casa e dar aquela economizada.

Em casa você poderá fazer o tratamento que certamente lhe trará benefícios, mas os resultados do procedimento feito em casa e do feito por um especialista não serão os mesmos. Pelo menos, não totalmente.

Bom, então é isso meninas! Espero que vocês tenham gostado do post de hoje e que eu tenha conseguido ajudar as meninas que ainda acham a drenagem um bicho de sete cabeças hehe.

Então, até a próxima!

One thought on “Drenagem Linfática!

  1. Hyperbody Reply

    Amei o artigo, ganhou mais um leitor desde portal de grande conteudo, espero que continue a eleborar sempre sempre coisa de qualidade como vc vem fazendo, obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *