Como Tirar Mau Cheiro das Axilas

como tirar odor das axilas

Muitas pessoas, homens, mulheres, e até crianças, sofrem com o odor nas axilas, e isso não significa que elas não tenham hábitos de higiene, ou que a façam de forma incorreta.

Principalmente nos dias mais quentes, quem sofre com esse problema acaba deixando de fazer várias atividades, por vergonha, ou até mesmo constrangimento, e o que era para ser algo divertido, torna-se um pesadelo.

Mas você sabe o que é o odor nas axilas, e porque que ele é causado?

Bromidrose, palavra de origem grega, bromos=mau cheiro, hidros=suor, é o nome dado ao odor nas axilas, o que é causado pelas glândulas sudoríparas, que é a glândula responsável pelo suor.

Nossa axila é rica em água, gordura, açúcar e sal, com isso, muito propensa às bactérias, que tendo suor em excesso e mau cheiro, se proliferam mais facilmente.

Sudorese, é o nome do excesso de suor, não que o excesso de suor cause mau cheiro, o que acontece é que quando em excesso, causa a descamação da região, mais um prato cheio para as bactérias.

Se você sofre de sudorese, a orientação é que procure um profissional, dermatologista, para tratamento.

Em alguns casos, a pessoa acaba adquirindo o odor forte na região axilar, devido à algum problema nas glândulas, ou até mesmo algum problema hormonal.

Mas é muito comum, no nosso dia a dia, adquirirmos esse odor, por vários fatores, como stress, má alimentação, o uso bebidas alcoólicas, e até alguns medicamentos antibióticos, todos estes fatores podem contribuir para que tenhamos esse odor desagradável.

Hoje temos a nossa disposição, diversos produtos que ajudam a eliminar o mau cheiro nas axilas, porém, ás vezes temos em nossa casa alguns ingredientes que podemos usar e nem sabemos.

Separamos algumas dicas para você experimentar, são todas caseiras e de baixo custo, tudo para ajudar quem sofre com esse problema, certamente alguma dica lhe será útil, e você provavelmente tenha o ingrediente em sua dispensa.

Higiene

Lave bem a região axilar, no banho, lave suas axilas de modo que não fique nenhum resíduo de desodorante, e até mesmo do sabonete usado.

Outra dica importante, procure um sabonete neutro, ou até mesmo glicerinado, alguns produtos com cheiro muito forte podem atrapalhar o seu objetivo.

Uma opção bem acessível são os sabonetes antibacterianos, encontrados em qualquer farmácia.

Manter as axilas sempre depiladas também contribui para acabar com o mau cheiro, a forma como você fará a depilação fica a seu critério, mas os pelos contribuem para a proliferação das bactérias.

Evite usar a mesma peça de roupa mais de uma vez, opte sempre por tecidos leves e que não sejam sintéticos, dê preferência ao tecido de algodão.

Não use desodorante, eles apenas disfarçam o mau cheiro, opte pelos antitranspirantes.

Higiene com Produtos Caseiros

Misture em um recipiente, uma medida igual de álcool e vinagre, misture bem os dois ingredientes, e após o banho, com a ajuda de um algodão ou um pano, passe sobre as axilas

Misture o suco de 01 limão com 01 colher de sopa de bicarbonato de sódio, aplique nas axilas, deixe agir por 20 minutos, depois faça a higienização normal.

Faça uma pasta com Bicarbonato de sódio e água, a medida da água é até obter uma mistura homogênea, aplique sobre as axilas, 03 vezes por semana.

Faça um talco com 01 colher de amido de milho e 01 colher de bicarbonato de sódio, misture e passe nas axilas 02 vezes ao dia, indicado usar em dias mais frios.

Após o banho, aplique o pó de bicarbonato de sódio sobre as axilas, durante a noite. Caso sua pele não fique irritada em contato com a roupa, pode usar durante o dia também.

Antes do banho, passar metade de um limão nas axilas, deixar agir por 10 minutos, e depois tomar banho normalmente.

Antes do banho, umedeça a axila, aplique bicarbonato de sódio, deixe agir por 20 minutos, depois tome banho normal.

Triture 03 ou mais folhas de alface, aplique sobre as axilas secas e limpas, deixe agir por 10 minutos e depois enxague. Pode fazer a aplicação diariamente.

Loção de hamamelis é um excelente aliado também, basta aplicar com a ajuda de um algodão, sobre as axilas limpas e secas.

Prepare um chá com casca de salgueiro e boráx, e embebeda suas axilas com a mistura, faça isso após o banho.

Spray de Vinagre de Maçã

Você vai precisar de 01 colher de chá de essência natural de lavanda, ou de sua preferência, meia xícara de água, ¼ de xícara de vinagre de maçã, 01 frasco borrifador.

Coloque todos os ingredientes dentro do frasco, misture-os bem.

Use como desodorante, diariamente, após o banho, ou quando achar necessário.

Loção de Óleo de Melaleuca

Você vai precisar de 02 colheres de sopa de água de rosas, 03 gotas de óleo essencial de melaleuca.
Misture bem os ingredientes.

Aplique após o banho, aguarde até que a pele absorva o produto e vista sua roupa, aplique de duas a três vezes ao dia.

Loção de Leite de Magnésia

Você vai precisar de meia xícara de chá de leite de magnésia, ¼ de xícara de água, 01 colher de chá de óleo essencial orgânico de sua preferência, um recipiente de vidro com tampa.

Misture-os até obter uma loção.

Coloque a loção no recipiente e aplique sobre as axilas, sempre limpas e secas.

Loção com Óleo de Coco e Aloe Vera

Você vai precisar de 01 colher de sopa de gel de aloe vera, meia colher de chá de óleo de coco extra-virgem.

Misture-os bem, e aplique sobre as axilas, somente a quantidade necessária, se sobrar, guarde em um recipiente com tampa.

Espere até que o produto seja absorvido pela pele, em seguida enxague com água morna, isso evita que manche sua roupa. Use diariamente.

Pomada Minancora

Aplique sobre as axilas, uma camada fina da pomada, sempre após o banho com as axilas secas, espalhe por toda a região axilar.

Folhas de Sálvia

Faça um chá com as folhas, e beba diariamente, este chá ajuda a diminuir as atividades das glândulas sudoríparas.

Pique algumas folhas de sálvia e misture com suco de tomate, lave suas axilas com essa mistura e depois enxague com água.

3 thoughts on “Como Tirar Mau Cheiro das Axilas

  1. Mel Reply

    Pode usar antitranspirante em spray depois de passar o bicarbonato ou o limão?

    • Joseane Lucrécio Post authorReply

      Olá Mel,

      Pode usar sim, não há problema algum em usar antitranspirante, não é recomendado que você faça uso de desodorante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *