Como fazer maquiagem!

Como fazer maquiagemAlgo que toda mulher sabe, é como pode ser difícil ter alguma festa, evento ou reunião para ir e ter de recorrer aos salões. Ou, no meu caso, a irmã mais velha.

Por muitos anos minha irmã foi minha maquiadora, cabeleireira, estilista particular e tudo mais que ela podia – ou não – ser.

“Mas se maquiar é muito fácil Fabi, tu só tem que pegar a prática” essa foi uma frase que eu ouvi por bastante tempo, até finalmente criar coragem para tentar eu mesma e dar o merecido descanso para a minha irmã.

Uma coisa que seria maravilhosa se entrasse na nossa cabeça nas primeiras vezes em que nos maquiamos: não vai ficar perfeito, e tudo bem com isso.

Quando resolvi me aventurar nesse mundo de me maquiar sozinha, comecei pensando “vamos com calma, tudo bem se não ficar perfeito” e lá fui eu assistir vídeos no youtube, ler dicas… Mas é claro que na hora do ‘vamos ver’ não ficou como eu queria e a vontade era de desistir mesmo.

Eu já tinha assistido e lido muita coisa, acho que no fim eu pensei que isso fosse me tornar uma Alice Salazar da vida. Infelizmente, não foi o que aconteceu (fui ali chorar rapidinho e já voltei).

Mas a boa notícia é que, sim, isso melhora. Aprender a maquiar a si mesma é algo que qualquer um pode fazer, só é preciso ter um pouco mais de prática com as mãos e paciência.

Ah, e é claro, começar do básico. Não adianta fazer como umas e outras – me identifiquei – e já querer chegar se sentindo A profissional.

Dicas de como fazer a maquiagem perfeita

Fazer a própria maquiagem pode ser bem frustrante pela falta de costume e prática. Mas não é para isso que ela deve servir.

A maquiagem serve para aumentar a auto estima, fazer a mulher se sentir melhor e segura, não para deixar ela mais irritada ainda. Por isso, vamos começar com o passo a passo de uma maquiagem leve, mais para o dia a dia.

Hoje eu trouxe um tutorial de como começar no mundo da maquiagem de uma forma simples e prática. Com uma make que vai te deixar com o rosto destacado, saudável e nada exagerado.

1. Hidratar a pele

Hidratar a pele antes de começar a aplicar a maquiagem é muito importante.

Apesar de muitas mulheres pularem esse passo, ele é essencial. Mais do que pela beleza, para a saúde da sua pele. Além de, claro, ajudar a deixar a maquiagem mais bonita e duradoura.

Para escolher o hidratante ideal, é necessário que você seja individual, acima de tudo. Cada pele, é uma pele. E por isso você deve pensar na sua antes de sair comprando qualquer hidratante. Pele oleosa, pele seca, são diversos tipos e cada um precisa de um cuidado único.

Limpe bem o rosto e aplique uma camada fina de hidratante sobre o rosto, usando os dedos ou um pincel para espalhar.

Espere que o hidratante seque para ir até o próximo passo.

2. Aplicar a base e o corretivo

Como eu já disse em um post anterior, saber escolher a base certa para o seu tom de pele é algo que vai fazer toda a diferença.

Assim como o hidratante, a base também não pode ser qualquer uma e deve ser aquela que se encaixe com o seu tipo de pele. Se você tem a pele mais oleosa, clica aqui e dá uma olhada nas dicas de base que eu dei.

A base é aquela salvadora na hora de dar um jeitinho nas imperfeições da pele e naquela espinha que apareceu do nada no dia seguinte.

Depois de achar a base certa, com os dedos ou um pincel, comece a aplicar a base em todo o rosto. Se você aplicar somente em alguns pontos, provavelmente a cor do seu rosto não vai ficar uniforme. Evite passar camadas muito grossas para que a pele não fique com aquela aparência pesada.

Ah, e sempre vale lembrar de dar aquela passadinha leve de base no pescoço que é para dar aquela diminuída da diferença de tom dele para o rosto.

Quanto ao corretivo, use quando a base não der conta e ainda assim continuar aparecendo, como no caso de olheiras. Você deve aplicar ele exatamente sobre o local que onde você deseja esconder. Dê leves batidinhas com o dedo, nada de espalhar.

3. Pó

Muitas mulheres não gostam muito de usar o pó, então ele acaba por ficar a critério de gosto.

Mas é claro que usa-lo vai ajudar a fixar mais a maquiagem e diminui um pouco a oleosidade do rosto.

Com um pincel grande e fofo, vá batendo levemente pelo rosto. Não é necessário usar muito pó, ou ele poderá ter o resultado reverso e acabar deixando as linhas do rosto bem visíveis.

4. Blush

Quem nunca teve aquela fase da vida em que abusar do blush era rotina, até alguém vir dizer que parecia que você tinha levado chineladas no rosto?!

Já tive muitos momentos como esse, e posso dizer: não recomendo hahaha.

Existem muitas tonalidades de blush para cada tipo de pele, como o rosado, pêssego, coral, acobreados e afins.

Geralmente as mais branquinhas ficam lindas com tons mais rosinhas, como o coral. Já as mulatas ficam maravilhosas com tons mais puxados para o cobre.

Na hora de aplicar o blush, lembre-se que ele serve para te deixar com uma impressão saudável e não para te deixar vermelha.

Nada de fazer bolinhas na bochecha e ficar igual desenho animado. Com um pincel fofo, comece a aplicar o blush iniciando nas maçãs do rosto em direção as orelhas. Sempre vale lembrar daquele velho troque de fazer biquinho e seguir a direção da parte que não ficou chupada.

5. Lápis de Sobrancelha

Admito que no começo me questionava muito sobre a importância disso, parecia não fazer diferença nenhuma para mim.

Talvez por amadurecimento ou por ter começado a conviver mais com essa coisa de maquiagem, comecei a notar cada vez mais falhas nas minhas sobrancelhas.

Minha primeira ação foi pegar lápis de olho marrom e tentar ajeitar. Gurias, nunca, NUNCA, façam isso. É sério.

Meu tom de cabelo mudou bastante com o tempo e minha sobrancelha ficou com um tom mais escuro, então eu não sabia qual o tom que se encaixaria melhor em mim. Por via das dúvidas, acabei comprando um lápis de sobrancelha da Panvel que é chamado ‘Universal’.

Tem também quem prefira usar sombras para sobrancelhas para corrigir as falhas e dar aquela definida. Então isso vai de cada um e sua preferência.

Com o lápis ou com um pincel fininho (como o da imagem acima é o recomendado), vá seguindo o formato da sua sobrancelha e preenchendo os espaços que estão nela.

6. Sombra

O objetivo da sombra é favorecer os olhos, mas se feita da forma errada, ela pode desfavorecer completamente o seu olhar.

No início, o ideal é que você comece com sombras de cores mais neutras que é para não ter erro. Se você tem o olho pequeno, o ideal é que você use um lápis de olho branco na parte de baixo. Isso vai abrir mais o seu olhar.

Se você for usar uma sombra só, aplique na pálpebra e continue esfumando até o côncavo. Ao chegar lá, dê uma leve esfumaçada para destacar.

Já se você for usar duas, escolha uma mais clara e outra mais escura, não precisa ser muito. A mais clara você aplica no centro da pálpebra e a mais escura você aplica no canto externo. Use o esfumaçado a seu favor, para que fique um degradê e não aquele separado de cores.

7. Rímel

O rímel, junto com a sombra, vai ajudar a destacar o seu olhar.

Ele serve para curvar, dar espessura e deixar os cílios mais escuros. É ótimo para nós que temos os cílios clarinhos.

É bem simples, apesar de no comecinho dar aquela sensação de choro dependendo da experiência.

Aplique o rímel da raiz dos cílios até a ponta, dar aquela balançadinha LEVE para os lados também pode ajudar na hora de dar o volume. Se você quiser mais volume ainda, aplique outra camada. Mas espere pelo menos um minuto, para que os cílios não fiquem embolotados e grudados.

8. Batom

Quando chega a hora do batom, o gran finale está próximo.

O batom vai chegar para te ajudar a dar aquele último toque na make. Mas não esqueça de um detalhe: olhos chamativos, boca apagada. Olhos apagados, boca chamativa.

Você pode optar tanto por uma cor clara quanto um tom mais escuro de batom.

Caso você opte pelo batom escuro, o ideal é que você use um pincel ou lápis de boca para contornar melhor os lábios, e depois passe o batom na parte do meio.

Já quando você quiser usar um batom mais claro, como um gloss, esse cuidado não é necessário. Deixar que o batom se espalhe de forma mais natural ou com aquela encostada de lábios já está ótimo.

Outras opções…

Se você, mesmo depois de ler as dicas, ainda se sente meio insegura e com algumas dúvidas, sempre existem outras opções.

Acho que já deu para notar o quanto eu gosto e admiro a Alice Salazar, e justamente por isso ela não poderia faltar por aqui.

Se você ainda não sabe como se maquiar da melhor maneira e como se iniciar nesse mundo, existem diversos videos circulando na internet prontos para te ajudar.

Como os vídeos da Alice já me ajudaram (E MUITO!) separei aqui alguns dos principais vídeos dela para iniciantes.

Bora ver?!

Então, por hoje é isso, meninas!

Espero muito ter conseguido ajudar e que vocês tenham gostado! Nos vemos logo!

Beijinhos, Fabi.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *